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Como a Cegero restabelece a energia após tempestades

Quando acontecem tempestades e vendavais, as faltas de energia mais críticas, que afetam subestações e redes de distribuição principais (alimentadores), são percebidas automaticamente pelo sistema de supervisão da Cegero. Nesse momento, são iniciadas, nos Centros de Operação, pelos operadores do sistema, as primeiras ações para solução das ocorrências e o despacho de equipes para resolver os problemas em campo.

Por ordem de gravidade e prioridade, a Cegero elimina primeiro qualquer risco que venha a existir a terceiros. Em seguida, serão checadas e reparadas as subestações, redes de distribuição principais, redes de distribuição secundárias e, por último, os casos individuais. Portanto, alguns consumidores podem ter falta de energia por um período maior do que outros

Veja como o sistema de distribuição da Cegero funciona, em detalhes, desde a subestação até a casa do consumidor:

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1) Subestações:
Todos os consumidores estão conectados à subestação Cegero. Por esse motivo, o ponto de partida para restabelecer o fornecimento de energia é verificar a subestação. A partir do momento em que uma subestação é reparada, a grande parte dos consumidores voltam a ter energia, imediatamente.

2) Redes de distribuição principais ou Alimentadores: são as redes que saem das subestações para levar energia a vários grupos de consumidores, entre eles, os órgãos de serviço público (hospitais, polícia, bombeiros etc.). Por elas, passa a maior parte da carga dos consumidores. Assim, tendo sido resolvido o problema, centenas de consumidores podem ter a energia restabelecida imediatamente;

3) Rede de distribuição secundárias: são as redes que distribuem energia para dezenas de unidades consumidoras. São verificadas somente após constatação de que as redes principais estão em pleno funcionamento.

4) Unidades Consumidoras: são verificadas apenas após varredura completa de todas as prioridades e descartada a possibilidade de problemas nos níveis anteriores do sistema. Por esse motivo, é importante que o cliente comunique a falta de energia elétrica em sua unidade e aguarde a Cegero restabelecê-la.

Na prática, a verificação das redes de distribuição consiste em percorrer o sistema para identificar o problema. Somente após da identificação do local exato do problema e de que não existe risco de choque elétrico é que a Cegero pode reenergizar um circuito:

“Quando um associado vê as equipes da Cegero fechando a chave em um determinado ponto da rede, pode achar que é um serviço simples. Porém, para executar esse serviço, a equipe percorreu quilômetros e já executou diversos procedimentos para reparar o defeito”.