Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Apresentação Geral

Imagem da Empresa Imagem da Empresa
CONSTITUIÇÃO E LOCALIZAÇÃO

CEGERO - COOPERATIVA DE ELETRICIDADE DE SÃO LUDGERO é uma pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 86.444.163/0001-89, com Inscrição Estadual nº 251953220, na qualidade de Permissionária do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, nos termos da Resolução Homologatória - ANEEL nº 330/2006 e da Resolução Autorizativa - ANEEL nº 7.278/2018, e nos termos do Contrato de Permissão para Prestação de Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica nº 008/2018-ANEEL, firmado em 23/10/2018, no âmbito dos municípios de São Ludgero, Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes, no estado de Santa Catarina.

Está localizada no município de São Ludgero - SC, Rua Dona Gertrudes, 1775 – Divina Providência – 88730-000.

A CEGERO se consolidou como uma importante Cooperativa Permissionária de distribuição de energia elétrica na região, tendo um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico local. Em 2021, a Cegero ultrapassou o número de 5.200 associados ativos, distribuindo energia elétrica para mais de 6.500 unidades consumidoras, localizadas em São Ludgero e em parte dos municípios de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes.

Clique aqui para fazer o download do
livro que conta a história da CEGERO

APRESENTAÇÃO GERAL

Tratar de cooperativismo é tratar da natureza das relações entre pessoas, visando um objetivo comum. A ideia de cooperar está relacionada ao auxílio mútuo e união de esforços, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico de todos os envolvidos.

Foi com base nesses princípios, que surgiu a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero, em 09 de agosto de 1963, por meio da cooperação de 161 associados, reunidos pelo então prefeito da cidade, Daniel Bruning, que na época necessitavam de energia elétrica nas propriedades rurais ou de melhorias nas poucas redes de energia elétricas já existentes.

O objetivo, portanto, foi melhorar a qualidade de vida dos associados e da população em geral, por meio da construção de redes e distribuição de energia elétrica até as propriedades rurais ou melhoria nas poucas redes de energia elétrica já existentes no centro do município.

Na ocasião, foi aprovado o Estatuto e decidido que cada associado entraria com quota mínima de Cr$ 5.000,00. No total foram 161 fundadores que constituíram um capital mínimo de Cr$ 3.235.000,00 (Três milhões, duzentos e trinta e cinco mil cruzeiros), vindo a criar a então Cooperativa de Eletrificação Rural de São Ludgero de Responsabilidade Limitada, cujo nome fantasia denominou-se CERGERO.

A energia, até então, era fornecida por pequenas iniciativas privadas sendo insuficiente para a população. A maioria dos sócios fundadores sequer possuía energia elétrica em suas residências, o que veio a acontecer somente após a instalação das redes de energia elétrica pela cooperativa, fator que alavancou o crescimento comercial, industrial e agropecuário do município, que nesse período, contava com 2 mil habitantes, sendo 400 pessoas residindo no perímetro urbano e 1.600 na área rural, tendo 120km² quilômetros quadrados de território.

A partir da sua fundação, o desenvolvimento socioeconômico da região levou a CEGERO a expandir suas redes e seu atendimento para além do perímetro municipal, atingindo as comunidades mais distantes de São Ludgero e municípios circunvizinhos de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes. No ano de 2002, após reforma estatutária, passou a denominação para Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (CEGERO), permanecendo até os dias atuais.

Em outubro de 2018, foi oficializada como permissionária prestadora do serviço público de distribuição de energia elétrica, passando a ser oficialmente um agente do setor elétrico brasileiro, tendo suas atividades regulada pela ANEEL.

Em 2021, a Cegero ultrapassou o número de 5.200 associados, distribuindo energia elétrica para mais de 6.500 unidades consumidoras, localizadas em São Ludgero e em parte dos municípios de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes.

Possui uma extensão de 578 km de redes de energia elétrica, com 744 transformadores instalados no sistema, somando uma potência instalada de 91,9 MVA e uma demanda máxima registrada em 2021 de 34,4 Megawatts.

Em 2021, atingiu a marca de 180,5 gigawatt-hora distribuídos, se mantendo entre as 3 cooperativas de Santa Catarina que mais distribuem energia elétrica, entre as 22 cooperativas do estado.

Outra informação importante está relacionada às perdas. Em 2021, a Cegero manteve o seu nível de perdas de energia elétrica abaixo de 5%, sendo considerada uma das menores do país. Para se ter uma ideia, o nível de perdas médio nacional, entre todas as distribuidoras do Brasil, ultrapassa os 10%.

Com relação ao seu faturamento, em 2021, a CEGERO ultrapassou o valor de 60 milhões de reais em receita operacional líquida, mesmo possuindo uma das tarifas mais baratas do Brasil.

Das 104 distribuidoras do país com tarifas homologadas pela ANEEL, em 2021, a Cegero se manteve entre as mais baratas do país, assumindo a 2ª colocação no ranking. Os números apontam que os preços médios praticados no Brasil, em 2021, eram 53,5% superiores à tarifa praticada pela Cegero. Um resultado, que contribui diretamente para o desenvolvimento socioeconômico da região.

São 37 funcionários vinculados diretamente à Cooperativa. Um quadro de profissionais qualificados, composto por técnicos, graduados, especialistas e mestres, que em conjunto, fazem da Cegero uma das melhores Cooperativas distribuidoras de energia elétrica do país.

Como forma de atestar a qualidade dos serviços prestados, em 2020, a Cegero teve o seu Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela ISO 9.001, atestando que toda a Cooperativa, ou seja, todos os setores, seguem padrões internacionais de qualidade, visando sempre a isonomia e excelência nos serviços prestados.

Já em 2021, obteve a certificação ISO 14.001, que atesta o seu comprometimento com o meio ambiente. Ainda em 2021, foi reconhecida pela ANEEL como uma das 10 melhores distribuidoras do país em termos de satisfação e qualidade, possuindo um índice de excelência em gestão acima de 95% de acordo com indicadores da fundação nacional da qualidade e do SESCOOP.

Com relação à estrutura física, possui uma sede administrativa, com um posto de atendimento, uma subestação de 138KV com uma potência de 60/78 MVA e quinze veículos, entre caminhões, carros e motos.

Com relação à sua administração, por ser uma Cooperativa, a CEGERO é gerenciada por um Conselho de Administração composto por 10 associados, sendo 7 membros efetivos e 3 membros suplentes, escolhidos democraticamente pelos sócios a cada 4 anos, para os cargos de presidente, vice-presidente, secretário, conselheiro titular e conselheiro suplente.

Além disso, a Cegero possui um Conselho Fiscal, escolhido anualmente pelos sócios com o objetivo de fiscalizar as ações do Conselho de Administração, composto por 6 sócios, sendo 3 membros efetivos e 3 membros suplentes.

Toda essa estrutura física e de profissionais, bem como os resultados aqui apresentados, são frutos de uma gestão técnica, alinhada aos seguintes propósitos, definidos em seu planejamento estratégico:

Missão

Oportunizar qualidade de vida e geração de riqueza à família associada e a consumidores, por meio da distribuição de energia elétrica com qualidade, segurança e eficiência, a partir dos princípios do cooperativismo e do desenvolvimento sustentável.

Visão

Estar até 2024, entre as cinco melhores cooperativas de energia elétrica do Brasil em qualidade, eficiência e satisfação do consumidor, visando o desenvolvimento socioeconômico dos associados, consumidores e colaboradores.

Valores

Cooperação em todas as atividades; Interesse pelo desenvolvimento da comunidade; Respeito às pessoas; Excelência na prestação de serviços; Isonomia nas decisões; Transparência; Ética e Respeito ao Meio Ambiente.

Dessa forma, por meio de profissionais organizados, qualificados e motivados, processos mapeados e executados de maneira alinhada, produto e serviço prestado com qualidade, confiabilidade e competitividade, a Cegero mantém o Cooperativismo vivo, proporcionando:

• Resultados econômicos aos associados, que são distribuídos em forma de melhores tarifas e prestação de serviços adequados;

• Inclusão e desenvolvimento social, por meio de contribuições e projetos sociais vinculados à saúde, educação, esporte e cultura.

Com relação à inclusão e desenvolvimento social, é importante frisar que a Cegero colabora anualmente com o desenvolvimento da sociedade, por meio de contribuições financeiras e projetos sociais vinculados à saúde, educação, esporte e cultura. nos últimos 10 anos, foram revertidos à sociedade mais de 8 milhões de reais, em projetos e ações sociais, que podem ser conferidos em http://www.cegero.coop.br/cooperativa/projetos.

Além de uma sede administrativa moderna para bem atender o associado, a CEGERO disponibiliza ainda, por meio da CEGERO GERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, um complexo social moderno e aconchegante, composto por três ambientes disponibilizados para a realização de casamentos, aniversários, formaturas e outros eventos, bem como para a práticas de esportes e outras atividades de lazer.

São quase 60 anos de muito trabalho, dedicação e responsabilidade para com toda a sociedade. Agradecemos a cada um de nossos associados e colaboradores, pois o nosso sucesso é fruto de uma ação conjunta de forças e apoio de toda a sociedade.

Que possamos seguir juntos contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico da região.

CONSIDERAÇÕES GERAIS

Mais informações sobre a Cegero, bem como sobre os serviços prestados, o interessado pode acessar o endereço eletrônico: http://www.cegero.coop.br/.

Também pode acompanhar a Cooperativa pelas redes sociais, no Instagram (@cegeroenergia), Facebook (@cegero.coop) ou no Youtube (CEGERO - Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero).

Para conhecer mais sobre o desenvolvimento do Cooperativismo, da Cooperativas de Eletricidade, bem como sobre o desenvolvimento da Cegero, acesse os documentos e artigos disponibilizados no nosso site: http://www.cegero.coop.br/cooperativa/historia.


ARQUIVOS EXTRAS