Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA – CEGERO




Considerando que a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero – Cegero, valoriza a reflexão ética como forma de aprimorar comportamentos e atitudes das pessoas envolvidas com as atividades da Cooperativa, que apesar de não integrar formalmente a Administração Pública Brasileira, se submete à observância dos princípios descritos no “caput” do artigo 37 da Constituição Federal de 1988, ante a essencialidade e relevância pública dos serviços que executa, a Cegero apresenta o seu Código de Ética, a ser observado por todos empregados, aprendizes, estagiários, prestadores de serviço e demais partes envolvidas (stakeholders), nos termos das orientações e regras desta Normativa.

A Cegero, consciente do seu papel e importância para o crescimento e desenvolvimento da região, fundamentada pelos princípios cooperativistas, reúne neste Código de Ética, os valores e compromissos que devem nortear ações e relacionamentos internos e externos no exercício de nossas atividades.

O Código de Ética é um importante instrumento de governança da Cegero, pois compartilha com os colaboradores, de forma clara e didática, a conduta que é esperada, no dia a dia, de todos os que trabalham na Instituição. Indica também quais são os canais existentes para informar ou denunciar qualquer conduta inadequada que seja identificada na Instituição.

Este Código orienta nossas condutas nas relações com todos os públicos com os quais nos relacionamos, traduzindo de forma prática nossa visão, missão e valores. Além disso, visa harmonizar os valores pessoais e profissionais de todos aqueles que integram e relacionam-se com a Cegero, definindo padrões de comportamento e valores preconizados, pautados em preceitos legais, éticos e morais, objetivando colaborar para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e equânime.

O presente Código é resultante de um trabalho desenvolvido com a participação de conselheiros e colaboradores vinculados à Cegero, garantindo assim a contribuição de diferentes públicos, visando a observância dos principais dilemas éticos passíveis de serem vivenciados pela Instituição. Cabe a cada colaborador da Cegero, assumir a responsabilidade pela manutenção e aplicação dos princípios contidos neste Código e fazer dele uma ferramenta de consulta diária, utilizando-o sempre que for necessário.

COMO REALIZAR UMA DENÚNCIA?


O setor de Gestão de Pessoas será o responsável pelo recebimento de informações referentes ao descumprimento de preceitos constantes neste Código, tendo a responsabilidade de elaborar o relatório circunstanciado.

A denúncia deverá ser realizada por meio dos canais oficiais para tal, sendo preferencialmente realizada por e-mail, no seguinte endereço: etica@cegero.coop.br. Caso o denunciante opte por fazê-lo de outra maneira, o mesmo deverá entrar em contato com o setor de Gestão de Pessoas através do número de telefone 0800-644-6066 ou dirigir-se presencialmente até o respectivo setor.

Somente o responsável pela área de Gestão de Pessoas saberá da identidade do denunciante, sendo proibida a sua divulgação, incluindo ao Comitê de Ética, coordenadores e conselheiros.
Caso a denúncia seja sobre o responsável pela área de Gestão de Pessoas, a denúncia deverá ser realizada diretamente a um membro do comitê de ética.

A informações do comitê estão disponíveis abaixo, podendo ser realizada presencialmente ou através de e-mail de algum dos representantes do Comitê.

Seguindo o processo anterior, somente o responsável que recebeu a denúncia saberá da identidade do denunciante, sendo proibida a sua divulgação, incluindo ao Comitê de Ética, coordenadores e conselheiros.

COMITÊ DE ÉTICA ATUAL




Em reunião ordinária realizada pelo Conselho de Administração, no dia 13/06/2022, foram escolhidos os novos membros do Comitê de Ética da Cegero, conforme segue:

Colaborador Flávio Schlickmann – flavio@cegero.coop.br – (48) 3657-8112
Colaboradora Franciéli Dimon – francieli@cegero.coop.br – (48) 3657-8106
Colaborador Lucas Dutra Della Giustina – lucas@cegero.coop.br – (48) 3657-8151
Colaborador Odair José Trombeta – odair@cegero.coop.br – (48) 3657-8145
Colaboradora Tatiane Stanger Oenning Schraiber - tatiane@cegero.coop.br – (48) 3657-8117

Segue abaixo o Código de Ética da Cegero: