Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

28/10/2019

Mais de 40 profissionais participaram da palestra ministrada pelo especialista Renato Teixeira

      Com a participação de mais de 40 profissionais a palestra “Dispositivos de Proteção contra Surtos” ministrada por Renato Teixeira, da empresa Clamper, profissional participante de grupos de revisão de normas ABNT e com vasto conhecimento de proteção de surtos e aterramento, promovido pela Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero Distribuição), em sua Sede Administrativa, no Auditório Danilo Niehues, das 8 às 11h30min, no dia de hoje, segunda-feira, 28 de outubro, alcançou o objetivo inicial que era oportunizar conhecimento e informação que visam a melhora da segurança e proteção dos equipamentos elétricos nas residências de associados e consumidores.

   O palestrante durante o evento contextualizou de forma geral as ações, consequências e ferramentas existentes para combater os surtos elétricos causados por descargas atmosféricas, manobras de rede e liga/desliga de máquinas, entre outros. Explicou que o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) é um dos equipamentos que contribuem para que as sobretensões transitórias na rede elétrica desviem as correntes de surtos.

             Renato Teixeira pontuou que os profissionais que atuam diretamente nas instalações elétricas em residências, áreas comerciais e industriais tem no conhecimento o maior aliado para minimização das consequências em relação aos surtos elétricos. “Quanto maior o entendimento e conhecimento dos profissionais sobre o tema, e os produtos existentes no mercado, maior será a contribuição para que os ambientes fiquem mais protegidos das elevadas taxas de tensão, corrente ou potência que tem como característica uma elevada taxa de variação por um período curtíssimo de tempo e com sua propagação ao longo de sistemas elétricos podendo causar sérios danos aos equipamentos eletroeletrônicos” reforçou durante o evento.

           É a primeira vez que Renato Teixeira ministra palestra na região. “Foi gratificante receber o convite e poder atendê-lo. Já tinha passado pela região, mas é a primeira palestra ministrada. Espero ter atendido a expectativa”, ressaltou.

           Santa Catarina se apresenta como um dos estados com maior número de descargas elétricas ocorridas no Brasil.

            O Coordenador Técnico da Cegero, Engenheiro Eletricista Adriano Maurici, lembra que o evento atingiu o objetivo e os profissionais que não marcaram presença perderam uma ótima oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os dispositivos, suas finalidades e como utilizá-los corretamente. “Tenho certeza que os profissionais que participaram sanaram muitas dúvidas e saíram com maior segurança técnica para realizarem as instalações”, declara.

      Para o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, o evento é mais um promovido com a finalidade difundir conhecimento e promover aprendizado. “A Cegero está satisfeita em poder oportunizar mais um evento de capacitação técnica”, resume.

       O Conselho Administrativo da Cegero Distribuição reforça o convite para os sócios, consumidores e comunidade em geral participarem na quinta-feira, 31 de outubro, às 20 horas, também na Sede Administrativa, no Auditório Danilo Niehues, da palestra “A importância do Cooperativismo na Comunidade” ministrada pelo instrutor Ney de Almeida Guimarães que tem os objetivos de oportunizar um entendimento e uma reflexão maior sobre o cooperativismo, sua filosofia e seus princípios.