Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

01/06/2021

Cegero conquista a certificação internacional ISO 14001

A Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero - Cegero passa a fazer parte de um seleto grupo de Distribuidoras do Brasil que possuem a certificação internacional ISO 14.001, norma que tem como finalidade garantir a proteção do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis.

 

A Cegero foi aprovada para receber a certificação ISO 14001 após 3 dias de auditoria, realizada nos dias 17, 18 e 19 de maio pelo organismo certificador TÜV NORD Brasil, subsidiária brasileira da empresa alemã TÜV NORD CERT GMBH, uma organização com mais de 150 anos de atuação em certificações.

 

O Certificado deve sair num prazo de 30 a 60 dias, visto que o processo de emissão passa tanto pela TÜV NORD Brasil - BRTÜV, quanto pela sede principal da TÜV Nord, localizada em Hanover, Alemanha. A aprovação indica que a Cooperativa atende os parâmetros da certificação, e que já pode ser considerada ISO 14001.

 

A Norma ABNT ISO 14001 tem como objetivo principal possibilitar que as organizações, independente do seu porte, atendam às suas necessidades socioeconômicas por meio de práticas sustentáveis, em equilíbrio com a proteção do meio ambiente.

 

Para o Engenheiro Ambiental da Cegero, Juliano Gesing Mattos, o aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais vêm influenciando cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais vinculados aos seus processos. “Certificar um Sistema de Gestão Ambiental - SGA significa comprovar junto ao mercado e a sociedade que a organização adota um conjunto de práticas sustentáveis, destinadas a minimizar impactos que imponham riscos à proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição, de forma a contribuir com o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida da população”.

 

Segundo o Coordenador Administrativo e de Regulação da Cegero, gestor do Sistema de Gestão Integrado da Cooperativa, Flávio Schlickmann, a decisão de implantar o SGA e certifica-lo de acordo com os requisitos da ISO 14.001 teve como base um dos valores da Cegero definidos em seu planejamento estratégico: o respeito ao meio ambiente. Dessa forma, com a certificação, conseguimos demonstrar e comprovar que há uma preocupação da Cegero em melhorar seu desempenho ambiental. Além disso, para uma organização promover o desenvolvimento sustentável, a mesma deve estar seriamente preocupada em como as suas ações irão impactar o meio ambiente e interferir nas condições de vida das gerações atuais e as futuras. Foi com base nesses princípios que implantamos do Sistema de Gestão Ambiental baseado nos requisitos da ABNT NBR ISO 14001.

 

Segundo o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, a certificação ISO 14001 demonstra que a Cooperativa se preocupa com os impactos ambientais gerados por sua atividade e com a gestão dos mesmos, que passa a contar agora com um Sistema de Gestão Ambiental devidamente implantado e certificado.

 

Conforme definido em nossa política ambiental, “A Cegero busca a proteção do meio ambiente e a prevenção da poluição por meio do atendimento aos requisitos legais e da gestão orientada por princípios ambientais por ela estabelecidos. Dessa forma, promove o desenvolvimento sustentável, tendo o compromisso com a melhoria contínua da gestão ambiental em todos os seus níveis.”, complementa o presidente.

 

“O sucesso da implantação do sistema de gestão ambiental dependeu do comprometimento de todos na Cooperativa. Agradeço todos os colaboradores pelo excelente trabalho que vem realizando nos últimos anos e parabéns a todos por mais essa conquista, finaliza o presidente”.