Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

04/06/2021

ANEEL aciona Bandeira Vermelha, patamar 2, para junho de 2021


A diretoria da ANEEL decidiu acionar a bandeira vermelha, patamar 2, no mês de junho de 2021, com custo extra de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, para todos os consumidores de energia elétrica do Brasil. 

 

Maio foi o primeiro mês da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN), registrando condições hidrológicas desfavoráveis. Junho inicia-se com os principais reservatórios do SIN em níveis mais baixos para essa época do ano, o que aponta para um horizonte com reduzida geração hidrelétrica e aumento da produção termelétricas. 

 

Essa conjuntura pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto de prazo (PLD), levando à necessidade de acionamento do patamar 2 da Bandeira Vermelha. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

 

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras: amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

 

Saiba mais sobre as Bandeiras Tarifárias no vídeo educativo da ANEEL, no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=w1rS7_tGSvM&feature=youtu.be&ab_channel=Ag%C3%AAnciaNacionaldeEnergiaEl%C3%A9trica

 

Mais informações sobre as bandeiras tarifária acesse:
 https://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias