Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

02/03/2016

Danilo Niehues completa no mês de julho 32 anos presidente da Cegero



Em 29 de julho o atual presidente da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), Danilo Niehues, completará 32 anos desempenhando a função. Mas, o mês de março também é especial, no dia 26, ele brindará exatos 28 anos consecutivos conduzindo os trabalhos de uma das cooperativas de distribuição de energia elétrica que mais orgulha o Sistema Cooperativista de Santa Catarina.

Quem não conhece o "seu Danilo" em São Ludgero. Ao longo de sua vida sempre foi uma pessoa simples, atenciosa, independente do cargo que ocupou. Atualmente, com 82 anos rumo aos 83, mesmo com algumas limitações por questões de saúde e idade avançada, continua acordando cedo e caminhando de segunda a sexta-feira até a Sede Administrativa localizada na Margem Esquerda do Rio Braço do Norte, no centro de São Ludgero, aonde faz atendimentos diversos e os encaminhamentos como presidente. A humildade o torna muito querido pela população. As pessoas sempre o encontram indo e vindo para mais um dia de trabalho.

A primeira vez que assumiu a presidência da Cegero foi em 24 de março de 1979, permanecendo no cargo até 27 de novembro de 1982. Retornou ao cargo de presidente em 26 de março de 1988 e de lá para cá seguiu firme conduzindo os trabalhos juntamente com os Conselhos Administrativo e Fiscal, os funcionários e tendo como maior motivação a confiança dos associados. Basta sair pelas ruas de São Ludgero e perguntar para as pessoas sobre o “seu Danilo” que os elogios surgem de vários tipos e formas. Muitos destacam que, independente das turbulências econômicas e políticas, ele soube cuidar muito bem do patrimônio da Cooperativa ao longo dos anos.

Ao relembrar um pouco sobre os mais de três décadas de serviço prestado à Cegero ele recorda das dificuldades iniciais e se emociona com as conquistas. "Tudo era muito difícil. Não tinha dinheiro, materiais, funcionários e ainda tínhamos que mostrar para os associados que era preciso acreditar que a Cegero superaria as dificuldades e teria um futuro promissor", conta. Ele recorda das inúmeras vezes que foi para o trecho ajudar os funcionários na instalação de postes. "Às vezes ganhávamos materiais do Governo Estadual ou o topógrafo para fazer os projetos das redes, através da Erusc (Empresas de Eletrificação Rural de Santa Catarina), e aí as coisas fluíam um pouco mais. Quando ampliava ou melhorava uma rede, além dos funcionários da Cooperativa, muitas vezes as famílias além de doarem postes de madeira, ainda ajudavam no trabalho. Todos queriam energia elétrica. E foi desta forma que as coisas foram sendo feitas e melhorando", revela. Danilo Niehues enfatiza que há algumas décadas além de ser difícil construir uma rede, fazia parte da rotina quedas de energia elétrica devido a precariedade das redes que vinham de Tubarão, passando pela subestação de Braço do Norte. "Trabalho e persistência desde os fundadores. Isso fez com que ao passar dos anos muitas conquistas se transformssem em realidade, como exemplo a subestação própria. Sempre busquei formar conselhos ecléticos, os trabalhos foram sendo profissionalizados, aumentaram o número de empresas, de associados e fomos contribuindo com o crescimento de São Ludgero e de toda a nossa área de abrangência. Atualmente, todas as decisões tomadas são por meio de consenso e desta forma estamos indo bem, focando em servir cada vez melhor os sócios", ressalta.

Além da distribuição de energia elétrica de qualidade e o uso das mais modernas tecnologias para que o serviço prestado ao associado torne-se cada vez mais profissional e eficiente, Danilo Niehues, não esconde a satisfação da Cegero ao longo dos anos fazer investimentos significativos em ações sociais e com orgulho diz que a seriedade e honestidade existirão durante sua permanência no cargo. "São inúmeras as entidades e associações beneficiadas ao longo dos anos, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer e Apae, compramos o equipamento de Raio x para o Pronto Atendimento, cadeiras de rodas motorizadas, repasse financeiro para a Secretaria da Saúde do município, investimentos na área educacional, valorização dos idosos, creches, construção de pavimentação, compra de um caminhão totalmente equipado para o Corpo de Bombeiros, viatura para a Polícia Militar, auxílio na decoração natalina e participação na instalação das câmaras de segurança são alguns poucos exemplos", emocionado cita.

Quando o assunto é tempo de trabalho, na soma feita por Danilo Niehues, são mais de 68 anos pegando no batente e acordando cedo. "Iniciei minha vida profissional bem cedo ajudando meus pais na roça, depois fui para Florianópolis e lá trabalhei pegando correspondência na Agência dos Correios e entregando para funcionários do Colégio Catarinense, profissão hoje chamada de office boy. Com muito empenho me formei em Técnico em Contabilidade, voltei para São Ludgero e atuei na área por muitos anos, passei por um longo período na Cooperativa de Produção Mista acumulando várias funções, fui presidente da Cegero de 1979 a 1982, de 1983 a 1988 assumi a prefeitura tendo como vice-prefeito Artêmio Volpato e muito realizamos. Após o período de prefeito, retornei ao cargo de presidente da Cegero aonde permaneço até hoje. Ainda, de 2001 a 2004 ocupei o cargo de vice-prefeito", pontua.

Ao falar sobre o futuro da Cegero, Danilo Niehues, diz que a insegurança de todos está na tão falada Regulamentação através da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Estamos lutando há vários anos por não concordar com a forma com como o Governo Federal conduz o processo de regulamentação. A Cegero com os associados ao longo dos anos superaram dificuldades e juntos conseguimos conquistar a independência e estabilidade financeira. Agora, que tudo está muito bem, simplesmente, o Governo quer chegar e dizer para a diretoria e associados o que e como devemos trabalhar. Deveriam ter aparecido nos momentos de grandes dificuldades”, desabafa. Ele acrescenta reconhecendo que a qualquer momento é possível que a Cegero seja obrigada a assinar a tão falada Regulamentação. “Continuaremos lutando contra a Regulamentação até o último instante. Hoje, são inúmeros benefícios oportunizados aos associados. Com a Regularização acabará a autonomia, seremos marionetes nas mãos do Governo Federal. A verdade é essa, simplesmente essa", declara em tom de indignação.

A palavra agradecimento surge quando o presidente recorda da trajetória cooperativista, política e de vida. “Aproveitando a oportunidade gostaria de agradecer a minha família, amigos, população em geral, associados, funcionários e todos aqueles que ao longo de minha vida foram parceiros na superação de dificuldades e nos momentos de alegria diante das vitórias e conquistas. Sou grato a todos pela confiança”, pontua.

Danilo Niehues nasceu em 03 de junho de 1933. É filho de Francisco Niehues e Gertrudes Stang. Caçula de onze irmãos, ainda tem a felicidade de conviver em vida com as irmãs Teresinha que reside em São Ludgero e Crecência que mora em Joinville. Na década de 60, casou-se com Osmarina De Pieri e deste amor nasceram cinco filhos: Francisco, Daise, Marisa, Márnio e Evandro. Atualmente, recebe o carinho de nove netos: Maíra, Laíse, Lara, Lauro, Catarina, Germano, Wagner, Martina e Késsia.