Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

História

A Cooperativa de Eletrificação Rural de São Ludgero de Responsabilidade Limitada (CERGERO) iniciou suas atividades em 09 de agosto de 1963, através da cooperação de 161 associados, reunidos pelo prefeito da cidade (Daniel Bruning), que na época necessitavam de energia elétrica nas propriedades rurais ou de melhorias nas poucas redes de energia elétricas já existentes. Na ocasião, foi aprovado o estatuto e decidido que cada associado entraria com cota mínima de Cr$ 5.000,00. No total foram 161 fundadores que constituíram um capital mínimo de Cr$ 3.235.000,00 (Três milhões, duzentos e trinca e cinco mil cruzeiros).

Após, individualmente, assinarem e determinarem sua cota, foi realizada eleição para os cargos sociais assumindo como Diretor Presidente Daniel Brüning, Diretor Gerente Lino Philippi, Diretor Secretário Bernardo Hobold Schlickmann e Conselheiros Henrique Werncke e Blásio Warmeling. Já no Conselho Fiscal ficou Luiz Füchter, Leonardo Niehues e Reinaldo Schlickmann e na suplência Humberto Hobold, Aloísio Schlickmann e Augusto Becker. Logo em seguida os eleitos já foram empossados.

A energia, até então, era fornecida por pequenas iniciativas privadas sendo insuficiente para a população. A maioria dos sócios fundadores sequer possuía energia elétrica em suas residências, o que veio a acontecer somente após a instalação das redes de energia elétrica pela cooperativa, fator que alavancou o crescimento comercial, industrial e agropecuário do município, que nesse período, contava com 2 mil habitantes, sendo 400 pessoas residindo no perímetro urbano e 1.600 na área rural, tendo 120km² quilômetros quadrados de território.

A partir da sua fundação, o desenvolvimento socioeconômico da região levou a CEGERO a expandir suas redes e seu atendimento para além do perímetro municipal, atingindo as comunidades mais distantes de São Ludgero e municípios circunvizinhos. No ano de 2002, após reforma estatutária, passou a denominação para Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (CEGERO), permanecendo até os dias atuais.
Em dezembro de 2016, distribuía energia elétrica para 5745 unidades consumidoras associadas localizadas em São Ludgero e em parte dos municípios circunvizinhos de Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Pedras Grandes. Em São Ludgero mais de 12 mil pessoas são atendidas, distribuídas na área urbana e rural do município.

Com um consumo anual de aproximadamente ou 135 GWh e demanda de 26 MW, (2016), vários foram os investimentos realizados para a manutenção da qualidade e satisfação dos associados, com destaque a construção da Subestação 138kV, com 40/52 MW instalados, finalizada em 2011. Esta controlada e supervisionada a distância pelo Centro de Operação da Distribuição (COD), no qual passou por grandes investimentos em 2016, sendo destaque entre os COD das Cooperativas de todo o Brasil.

Além dos sistemas supervisórios utilizados pelo COD na Subestação e demais equipamentos automatizados, a CEGERO ainda possui um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) para gerenciamentos das suas atividades e rotinas administrativas, bem como dos serviços prestados aos consumidores sendo integrado com os diversos setores da Cooperativa. Para a execução das atividades, entre outras normas técnicas, a CEGERO dispõe de trinta e duas normas técnicas do sistema FECOERUSC. Estas foram elaboradas por engenheiros e técnicos de todas as cooperativas do Estado de Santa Catarina sendo um marco importante para o sistema, pois garantiu a unificação dos padrões nas instalações dentro das técnicas recomendadas e a segurança exigida.

A frota de veículos está constantemente sendo renovada/ampliada com veículos e equipamentos de última geração para dar o melhor atendimento aos associados e a segurança necessária aos operadores, com destaque ao sistema de rádio digital com GPS implantado em 2015, no qual elevou a qualidade da comunicação entre as equipes e o COD, além de proporcionar um maior controle, via GPS, da localização atual dos veículos.

Em 2015 CEGERO iniciou a construção de uma nova sede administrativa, alterando sua localização para melhor atender os associados. Em 2016, suas atividades passaram a ser realizadas na Rua Dona Gertrudes, 1775 – Divina Providência, onde possui as estruturas do departamento comercial, departamento técnico, departamento administrativo e demais áreas pertinentes a distribuição de energia elétrica.
Enfim, a CEGERO é considerada a principal parceira do município de São Ludgero e comunidade em geral. Já não bastassem os pontos positivos, a Cooperativa investe visualizando o futuro, buscando garantir o fornecimento de energia elétrica com qualidade e ao menor custo para aos associados e consumidores. Com equipamentos de última geração e uma equipe de colaboradores devidamente capacitados, tem buscado oferecer continuamente um atendimento eficiente, com qualidade, e a um menor custo possível para todos envolvidos.

Para mais informações sobre a CEGERO e sua história entre em contato pelo telefone 0800-6446066 ou 3657-8100. A CEGERO publicou um livro em 2013 descrevendo detalhes dos seus 50 anos de trajetória. O livro intitulado “Da luz de querosene ao acender de uma lâmpada já se passaram 50 anos”, foi inscrito pelo jornalista Bertoldo Kirchner Weber e encontra-se disponível na CEGERO, na biblioteca municipal e bibliotecas das escolas da região.