Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

30/05/2022

Criação de abelhas sem ferrão e seus benefícios é incentivada pela Cegero.

 Com o objetivo de oportunizar à comunidade mais conhecimento sobre  as abelhas sem ferrão e, que além dos benefícios ecológicos, é possível tirar proveito econômico, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) promoveu um Curso Básico de Meliponicultura para alunos que integram o grupo “Com-Vida” da Escola de Educação Básica São Ludgero (EEB São Ludgero), professores e meliponicultores. O curso foi ministrado pelo pesquisador da Embrapa de São Paulo, Ricardo Costa Rodrigues de Camargo. Também participaram do curso funcionários da cooperativa.

                
          Para os alunos que integram a Comissão de Meio Ambiente e qualidade de Vida (Com-Vida) da Escola de Educação Básica São Ludgero (EEB São Ludgero) e seus professores é riquíssima a oportunidade de participar de uma formação de meliponicultura com o especialista que, atualmente, é uma das maiores referências do Brasil na área, o pesquisador da Embrapa, Ricardo Costa Rodrigues de Camargo.


           A capacitação aconteceu nos dias 19 e 20 de maio na Sede Administrativa e contou com teoria e prática. Um dos maiores criadores de abelhas sem ferrão da região, Ozires Esser Suethe, morador da comunidade do Bom Retiro, marcou presença apresentando aos participantes várias espécies que possui em sua propriedade. 


                A evolução das abelhas sem ferrão, aspectos ecológicos, biológicos, os produtos, arquitetura de ninhos, a diferença entre espécies, histórico da meliponicultura, instalação e povoamento de meliponários, enxames, colmeias, equipamentos, utensílios, manejo reprodutivo e produtivo, boas práticas no manejo, pragas, cuidados e beneficiamento dos produtos foram temas abordados durante o curso promovido pela Cegero.


      A proposta que resultou no curso aconteceu após uma conversa entre as professoras Samyra Orbem, Eloise Schlickmann, a Diretora Geral da instituição, Angelina Walter Sizenando Veronez, o Coordenador Administrativo e de Regulação da Cegero, Flávio Schlickmann, e a Supervisora de Gestão de Pessoas da Cegero, Francieli Dimon.


       A professora de Biologia, Eloise Schlickmann, informa que os alunos que integram a “Com-Vida” criaram um Eco Espaço na instituição de ensino, o qual possuem abelhas sem ferrão. “Na conversa que tivemos com o Flávio surgiu a proposta do curso para que todos ampliassem o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão tornando-se multiplicadores desse conhecimento”, pontua. Ela acrescenta que o mel e o pólen, armazenados pelas abelhas sem ferrão, podem ser explorados pelo homem, constituindo-se em fonte de renda, especialmente para pequenos produtores.


      O Coordenador Administrativo da Cegero, Flávio Schlickmann, diz que a iniciativa dos alunos é interessante, e se encaixa na proposta da cooperativa em relação ao apoio a projetos ambientais, esse inclusive, ligado diretamente à mascote da Cegero, a abelhinha Mel. “Nós, Cegero, acreditamos que ao incentivar a criação das abelhas sem ferrão estaremos contribuindo diretamente com o Meio Ambiente e a sociedade de forma geral. A capacitação serviu para ampliar o conhecimento sobre o assunto e sanar dúvidas. A Cooperativa, num segundo momento, investirá na melhoria do Eco Espaço existente para criação de abelhas sem ferrão na instituição de ensino”, acrescenta. Ele completa lembrando que a mascote da Cegero também é uma abelhinha sem ferrão.


     Já o pesquisador da Embrapa, Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, que ministrou o curso lembrou que o estado de Santa Catarina tem uma expertise muito avançada quando o assunto é a abelha sem ferrão, inclusive, em relação a parte que envolve legislação. “As pessoas conhecem pouco sobre as abelhas sem ferrão e a Cegero  oportunizou o aprofundamento do assunto”, enfatiza. 


     O criador de enxames de abelhas sem ferrão, Ozires Esser Suethe, informa que no Brasil existem mais de 300 espécies de abelhas sem ferrão. 


    O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, que também participou da capacitação, lembra que a Cooperativa segue seu planejamento estratégico e está cumprindo seu papel de apoiar projetos que beneficiam diretamente o Meio Ambiente. “As abelhas são importantes para a Fauna e a Flora, sem falar que a abelha sem ferrão oportuniza um convívio próximo ao ser humano. Além dos benefícios ecológicos, é possível tirar proveito econômico”, ressalta.