Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

18/04/2017

Comitiva trata com vice-governador sobre restabelecimento da linha de transmissão 138 kV

   Restabelecer o quanto antes a linha de transmissão 138 kV da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que liga Tubarão à Orleans, chegando a Subestação Cegero. Este foi o principal assunto tratado por lideranças de São Ludgero com o vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, na tarde de ontem, segunda-feira, 17 de abril, em Florianópolis.
   A comitiva formada pelo prefeito Volnei Weber, o vice-prefeito Ibaneis Lembeck, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Rodrigo Pavei, o presidente da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), Francisco Niehues Neto, o Chico, o vice-presidente da Cegero, Jânio Dinarte Koch, o Engenheiro Eletricista da Cegero, Adriano Maurici, o empresário Mário Schlickmann e o deputado estadual Manoel Mota enfatizaram ao vice-governador da grande preocupação em relação à situação que se arrasta desde 2016, consequência dos vendavais ocorridos no Sul de Santa Catarina na data de 16 de outubro de 2016, o comprometimento com a qualidade da energia elétrica distribuída e os problemas que estão gerando devido as inúmeras oscilações, bem como os prejuízos causados ao setor industrial na demora prática para o restabelecimento da rede de transmissão vinda de Tubarão por parte da Celesc.
   O Engenheiro Eletricista, Adriano Maurici, explica que a Subestação da Cegero está recebendo energia elétrica por uma linha de transmissão que percorre a Serra Catarinense. “Ao longo deste período de espera do restabelecimento da linha vinda de Tubarão, ocorreram muitos problemas, principalmente, no verão e ainda continuam ocorrendo e afetando diretamente a qualidade da energia distribuída pela Cegero. Foge do controle da Subestação da Cegero a resolução destes problemas enquanto o restabelecimento da linha 138 kV vinda de Tubarão não se transformar em realidade”, pontuou. Ele acrescenta que um documento protocolado ao final de 2016, pela Cegero na Celesc, já previa os problemas que iriam ocorrer.
   O presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, diz que a receptividade foi boa e a expectativa é muito grande para que o problema seja resolvido. “Acredito que esta audiência com o vice-governador trará resultados práticos e de imediato”, enfatiza.
   Para o prefeito Volnei Weber, a comitiva deixou claro ao vice-governador a grande preocupação da comunidade com a linha de transmissão. “São Ludgero já alertou a Celesc sobre os problemas em 2016 e pediu solução imediata. Isso não aconteceu e são inúmeros os prejuízos ocasionados com as oscilações. O restabelecimento beneficiará não só São Ludgero, mas toda a região. O vice-governador Eduardo sempre foi muito atencioso com os pedidos das lideranças de São Ludgero e neste caso específico acredito que não será diferente”, ressalta.
   Ficou acordado, ao final da audiência, que o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, durante esta semana, dará um retorno sobre a situação atual e as tratativas para o restabelecimento da linha de transmissão.