Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Whatsapp
  • Plantão
    0800 642 7080
  • Comercial
    0800 644 6066 / (48) 3657 8100

Notícias e Eventos

Imagem da Notícia

06/08/2015

Cegero completa 52 anos de história realizando forte investimento em redes

   Significativo investimento na construção de mais uma rede de distribuição entre a Subestação e o centro de São Ludgero com o propósito de ofertar ainda mais energia de qualidade para o Setor Industrial. É assim que a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) vai passar o dia 9 de agosto, data que comemora seus 52 anos de fundação. A decisão de não realizar nenhum tipo de evento festivo foi tomada de forma conjunta e teve unanimidade do Conselho de Administração da Cegero, levando em consideração a instabilidade financeira que passa o país.

   Coragem. Essa é a palavra que define a iniciativa do então prefeito de São Ludgero, Daniel Bruning, em 1963, ao mobilizar pessoas da comunidade para fundar a Cooperativa, hoje chamada Cegero. Foi às 15 horas do dia 9 de agosto de 1963, na sala da Câmara Municipal de Vereadores de São Ludgero, que foi aprovada a criação da atual Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero. Na ocasião, também, foi aprovado o primeiro estatuto e decidido que cada associado entraria com cota mínima de Cr$ 5.000,00 (Cinco mil cruzeiros). No total foram 161 fundadores que constituíram o capital mínimo de Cr$ 3.235.000,00 (Três milhões, duzentos e trinta e cinco mil cruzeiros). Com base na união, trabalho, transparência, parceria, confiança e persistência as dificuldades e os obstáculos foram sendo superados tornando a Cooperativa referência positiva na distribuição de energia elétrica. O atual presidente da Cegero, Danilo Niehues, lembra que foi graças a confiança depositada pelos associados, ao longo dos anos, que possibilitou o crescimento sólido da Cooperativa. “Os associados foram e continuam sendo a base que oportuniza grandes conquistas”, ressalta.

   A Cegero atualmente possui um planejamento a médio e longo prazo na parte de investimentos e melhorias, distribui energia de qualidade, dispõe de ferramentas tecnológicas de ponta, está no ranking entre as cooperativas com menores perdas, realiza melhorias constantes em redes, possui mão de obra qualificada, frota de veículos em ótimo estado, pratica um dos melhores preços de Santa Catarina, é eficiente nos atendimentos, utiliza o que existe de melhor em materiais e equipamentos, oferece incentivos e segurança aos funcionários, possui subestação própria, tem participação social marcante na comunidade através do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), desenvolve as ações com transparência e zela pelo patrimônio dos sócios com muita responsabilidade.

   Com uma equipe formada por 34 funcionários a Cegero fechou 2014 com 5.469 ligações, possuindo um total de 365 km de redes de média tensão (13,8kV) e 397 km de redes de baixa tensão (380/220 Volts), média mensal de 11,5 milhões de kWh distribuídos, 8.169 postes de vários tamanhos instalados na área na área de abrangência que é formada pelos municípios de São Ludgero, Orleans, Braço do Norte, Tubarão e Pedras Grandes, são 592 transformadores instalados, sendo 535 de propriedade da Cooperativa em funcionamento e 57 particulares, cinco religadores na Subestação Cegero e 8 religadores nas redes de distribuição, um total de 18 reguladores de tensão, totalizando 6 bancas reguladoras de tensão. E, tudo isso é controlado por um Centro de Operação e Distribuição que é monitorado 24 horas por dia. A Cegero possui ainda uma equipe de plantão que está pronta para dar suporte necessário às redes e associados 24 horas por dia, durante 7 dias por semana, independente de calor ou frio e o 0800 6446066 que é gratuito e além de receber ligações de telefone fixo, também, aceita ligações de celulares sem custo para os associados.

   Ao longo destes 52 anos de história, sete presidentes comandaram a Cegero com a participação de inúmeros conselheiros administrativos e fiscais. O primeiro presidente eleito foi Daniel Bruning, o segundo Aluísio Philippi, o terceiro Blásio Warmeling, o quarto Pedro Cechinel, o quinto Danilo Niehues, o sexto Cletus Schlickmann e o sétimo Danilo Niehues eleito em 26 de março de 1988 e que segue na presidência até os dias atuais. Danilo, atualmente, administra a Cooperativa com o vice-presidente Eduardo Schlickmann Bianco, o Secretário Lupércio Becker e os conselheiros Jânio Dinarte Koch, Edir da Silva, Tarcísio Hobold e Adauto Della Guistina. No dia a dia a parte Administrativa e Financeira é responsabilidade do Gerente Sérgio Bianco que possui uma competente equipe, cada um desempenhando suas funções com dedicação. A Sede Administrativa e Financeira da Cegero está localizada em um prédio no centro da cidade, mas está em execução novo prédio em terreno ao lado da Associação Cegero. Já toda a parte técnica é de responsabilidade do Gerente Técnico, Jacson Della Giustina, que junto com o Engenheiro Eletricista Adriano Mauricí, responsável pela parte Técnica da Cegero, gerenciam os trabalhos nas partes de campo e os setores como almoxarifado, compras, Centro de Operação e Distribuição e departamento de projetos. O Departamento Técnico funciona em amplo Galpão, recentemente construído, também, em terreno ao lado da Associação Cegero. A equipe de funcionários da Cegero é enxuta e as obrigações financeiras estão rigorosamente em dia.